Sobre Yoga - A Transformação

Atualizado: há um dia


Na imagem eu na Postura do Guerreiro.

O yoga é muito mais que exercício, meditação e preocupação com o bem-estar físico. Yoga é uma filosofia de vida, um ensinamento milenar sagrado sobre amor e respeito.


Sempre fui uma admiradora do yoga, sempre almejei praticar, me entregar e integrar nesse caminho que considero uma grande escola da vida.

Só quem vive o yoga compreende o quão poderosa é essa ferramenta em tudo, pois podemos levá-la para além do tapete da prática, é um aprendizado que se aplica para toda nossa existência.


Atualmente pratico yoga e cada vez mais estou apaixonada. Eis aqui algumas reflexões que quero dividir com cada um, mesmo aqueles que nunca fizeram ou pretendem fazer. São apenas pensamentos que vislumbro depois das aulas e que resolvi expor pois é o que sinto e creio ser importante partilhar.


O yoga te ensina sobre respiração. Não há nada mais difícil do que realizar qualquer exercício ou tarefa respirando curto, muitas vezes é o que acontece, não respiramos direito, ou respiramos de maneira tão superficial e errônea, que mal conseguimos sentir o benefício de uma boa e profunda respiração. O ato de respirar não é e nem precisa ser algo só involuntário, há tanto que explorar nessa área, tantas são as vantagens que depois de nos educarmos nossa atenção dobra quando se trata de apenas inspirar e expirar.


Aprender a respirar e controlar nossa respiração nos ajuda não só fisicamente, mas acalma nossa mente, harmoniza nosso corpo, retarda os efeitos da ansiedade e angústia que tanto nos assolam na correria dos dias. A cada exercício de pranaiana (controle da nossa energia vital, o processo de inspirar e expirar), percebemos o quanto é essencial sabermos que este controle nos sereniza para enfrentarmos os obstáculos, nos ajuda a harmonizar corpo e mente, trazendo uma incrível sensação de satisfação, onde sentimos que tudo flui perfeitamente por dentro e por fora de nós.


O yoga te ensina sobre paciência, quando estamos praticando e ficamos determinado tempo em cada postura, sabendo que ali é o momento de esperar para que o corpo encontre o conforto necessário, respirar para relaxar e poder avançar, compreender que tudo passa e tem seu tempo de aprendizado e é preciso aproveitar cada minuto sem pressa de acabar.


O yoga te ensina a importância do momento presente, estar aqui e agora para tudo, foco, concentração, atenção dirigida para atingir o que se quer com calma e resiliência.


O Yoga te ensina sobre ser persistente e acreditar que podemos fazer melhor hoje do que ontem porque a cada etapa vencida ficamos mais resistentes e autoconfiantes. Na prática do yoga compreendemos que a comparação não nos leva a lugar algum, por isso mais um ensinamento desta filosofia é de que somos seres únicos, especiais, perfeitos na medida do nosso possível e não há nada que nos impeça de crescer, evoluir.


O yoga te ensina sobre o respeito e admiração pelos animais, seres que carregam imensa sabedoria conforme vivem integrados e absolutos no meio ambiente, nunca negam sua espécie, seu âmago, usam dessa sabedoria para sobreviver em harmonia com o universo. Assim enxergamos que qualquer ser vivo bem como toda a natureza tem sua grande importância no espaço, por isso merece ser valorizada.


O yoga te ensina sobre manter-se em equilíbrio, pois precisamos deste recurso para fixarmos uma postura, nos manter firmes e constantes, pois só desse modo encontramos também, o ajuste adequado para enfrentar com ponderação qualquer obstáculo da vida.


O yoga te ensina sobre teu corpo, sobre autoconhecimento, a compreender até onde podes chegar, respeitando teus limites e te testando sem que para isso te exija aflição. É como se tudo fosse muito natural, porque considerando o significado da palavra yoga (união), fazemos parte do todo, de tudo, de cada um, pois somos um, conectados com o cosmos.


O yoga te ensina sobre aceitação, aceitar teu corpo como ele é e entender que temos a capacidade de transformá-lo para ser mais forte, mais flexível, mais sincronizado e essa lição levamos para nossa vida também, porque ser flexível diante de cada desafio nos deixa mais capazes.


O yoga te ensina sobre superação, a cada ásana (posturas), tomamos consciência da nossa energia muscular e sabemos que tudo pode ser melhorado, cada posição pode ficar mais perfeita, podemos ficar mais seguros e arriscar para romper nossas barreiras, ultrapassar nosso medo, insegurança e tudo isso com comodidade e firmeza, pois é justamente assim que nos ensina o yoga, encontrar conforto e estabilidade em qualquer circunstância da vida para assim vencermos bloqueios e nos vencermos também.


O yoga te ensina que depois da luta interna, do esforço físico, do controle da mente e de respirar para prosseguir, existe a recompensa, poder relaxar e sentir os benefícios da prática que apesar da exaustão invadem todo o nosso ser, nos causando uma sensação inexplicável de aconchego e felicidade. Esta é a lei da vida, existe a batalha e depois o desfrutar da conquista.


Este é o Yoga na minha visão. Uma filosofia linda para expandir consciência e corpo. Um instrumento majestoso para modificar nossa vida e aperfeiçoar nossa condição humana. Muito me honra fazer parte desse feito. Gratidão imensa aos mestres e aos yogues, colegas praticantes.


* este texto dedico a minha mestre de yoga Ines Anjos e a minha inspiração, meu conterrâneo Carlo Guaragna - Prána Yoga - gratidão!


Bom dia Seres das Estrelas 🙏🏼💜

Jackye Ferraz - Terapeuta Holística




0 visualização
CONTATO

Tel: (+351) 936 522 099

estrelaguia.jac@gmail.com

Portal Estrela Guia © 2019 | Todos direitos reservados