top of page

Grandes Transformações - Plutão e Saturno Retrógrados

Atualizado: 15 de jul. de 2020


O planeta Plutão já iniciou seu movimento retrógrado e o planeta Saturno nesta segunda dia 29 de abril, entra também neste movimento. E o que isso significa exatamente? A palavra é transformação, dura, intensa, profunda.


Quando um planeta entra em uma direção retrô é como se ele fizesse o seu caminho inverso, metaforicamente, então, tudo que este planeta representa estará neste período mais acentuado.


Plutão rege as mudanças irreversíveis, Saturno, a estrutura física do planeta e de nós mesmos, estamos em um ponto de virada histórica, crucial, aprender o desapego é vital nessas horas, perder com trauma e dor (se esta for a nossa escolha), tanto no coletivo como em cada um, o tempo é de transmutar e ascender ou sucumbir. O céu está a nos dar uma nova chance para que possamos evoluir, ultrapassar nossos limites, vencer as crenças limitantes que nos cercam, nos superar. Para alguns será um tempo de renovação de atitudes e concretização de sonhos, para outros, infelizmente será um tempo duro e sofrível, tudo depende do caminho que trilhamos até aqui...


É preciso usar esse perído de muita introspecção para refletir e tirar proveito do que está por vir, é a hora da verdade sobre tudo vir à tona, os segredos serão descobertos, as máscaras já estão caindo, e muito, muito mais vai acontecer, não só no âmbito individual mas com a humanidade em geral.


Esses dois planetas têm uma força enorme, sentiremos toda essa energia diretamente no dia-a-dia. Plutão se encontra em capricórnio desde 2008 e de lá para cá já começamos a perceber o poder de transformação em nossas vidas.


Saturno está neste mesmo signo de terra desde dezembro de 2017, este ano, depois de quase 34 anos separados (pois possuem movimentos lentos por estarem muito afastados do sol), estes dois professores encontram-se muito próximos um do outro e em 2020 prepare-se porque eles estarão em conjunção formando uma grandiosa união cósmica. Mas até lá outros intensos aspectos acontecerão como a chegada de Júpiter e Marte, tudo em capricórnio, ou seja, a coisa vai ferver!


Capricórnio como um signo de terra, chama para realidade, em si, traz a busca da responsabilidade pelos próprios atos, a maturidade que chega com a experiência árdua, a luta, a obstinação e acima de tudo a ambição de chegar ao topo da montanha. Saturno que rege este signo está agora confortável em sua casa, como um pai severo que volta ao lar e quer saber se tudo está em ordem. Esse pai é rigoroso, mas compensa muito se fizermos a lição certa. Basicamente quer dizer que se você está fazendo sua parte no mundo, sendo bom e cumprindo sua tarefa, vai colher frutos duradouros e felizes. Porém, se Saturno percebe que algo está errado é a energia de um general que lhe puxa a orelha e lhe chama a razão.


Nisso tudo o que é de fachada vai ruir, Saturno não tolera falsidade, mentira e um agir sem escrúpulo, vai cobrar a conta bem caro por isso e muita gente vai sentir esse peso. Outras pessoas no entanto, as que procuram uma vida de mais equilíbrio, honestidade e busca de autoconhecimento e autodesenvolvimento sentirão o poder dessa energia de muita transmutação e grande felicidade no sentido de realização pessoal.


Plutão não fica atrás e vem mexer com cada detalhe escondido debaixo do tapete. Sim ele varre a sujeira e espalha tudo até que isso se modifique de vez. Plutão destrói para reconstruir, daí o questionamento de muitos sobre o que estão fazendo da sua vida. Será que estou mesmo feliz nessa profissão? Nesse casamento? Será que essa amizade de mão única realmente me basta? O que vim fazer neste planeta? Por qual razão certas coisas acontecem sempre comigo?


Enfim, quando paramos para pensar na nossa existência e parece que nada faz sentido, este tipo de posicionamento astrológico vem justamente para sacudir e transformar tudo. E a intensidade é tanta que isso será sentido por décadas ainda. Plutão também fala sobre morte, muitos resgates coletivos, tragédias no planeta e grandes conflitos políticos, ideológicos, religiosos...


Mas a morte não é só a física, esta fase é também de fechamento de ciclo, de luto interno devido a estas vibrações que todos sentiremos. Um luto que vem depois para um renascimento vindouro, pleno, esplêndido, porque toda dor faz crescer.


Assim, veremos no mundo, muitas estruturas de poder que se acabarão, um cenário vasto de mudanças graves e profundas aproxima-se.


É preciso estar preparado. Como passar por esse turbilhão? Mais uma vez pedimos o poder da oração e da meditação para emanar amor ao planeta, a todos os seres, a si e aos seus. Agradecer por cada lição aprendida. Pedir paz, luz e coragem. Vibrar, fazer, sentir o bem dentro de si e espalhar bondade e alegria por onde vá, para assim amenizarmos essa energia de um tsunami, entretanto, ao término, enxergaremos toda a luz e a beleza da vida, pois não há nada mais encantador e surpreendente do que ter a certeza que a tempestade sempre finda e o sol volta a brilhar.


Bom dia Seres das Estrelas 🙏🏼💜

Jackye Ferraz - Astróloga

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page